O que é gamification?

O que é gamification?

Gamification é a aplicação de metáforas de jogos em tarefas da vida real a fim de influenciar o comportamento, a motivação e o engajamento das pessoas.

Por que usar gamification?

Para melhorar a experiência do usuário e, com isso, o valor gerado para ele. Os games, ou jogos, são produtos cujo valor é a própria experiência do usuário. Por isso, foram os primeiros produtos a serem projetados com princípios de economia comportamental e ciência motivacional. Então, nada mais justo que os games emprestarem o nome para a técnica de gamification.

Como usar gamification?

As pessoas evitam fazer o que acham maçante. Fogem de tarefas chatas e burocráticas, procuram algo divertido. Então é só fazer tudo parecer um jogo? Depende. A primeira pergunta na verdade é: por quê as pessoas amam jogos?

Para responder isso, em 1996 Richard Bartle dividiu os gamers em 4 categorias:

  • Predadores: gostam de se impor aos outros gamers, seja vencendo-os no jogo ou se tornando o centro das atenções. Quanto mais destaque pessoal, melhor;
  • Realizadores: são competitivos e gostam de vencer desafios, propostos pelo jogo ou por eles próprios. Quanto mais difícil o desafio, maior a satisfação ao superá-lo;
  • Exploradores: gostam de explorar o jogo, descobrir como ele funciona e suas falhas. Acabam sabendo mais sobre o jogo que os próprios criadores dele. Quanto mais houver para descobrir, maior a satisfação em jogar;
  • Socializadores: gostam mais de interagir com os outros jogadores do que de jogar o jogo em si. Espalham o conhecimento sobre o jogo (descoberto pelos exploradores) e se envolvem em atividades comunitárias do jogo, como por exemplo administração de times ou role-playing. Quanto mais pessoas interagindo, melhor.

Desde então, esse modelo foi bastante revisado, estendido e alterado, mas a ideia é sempre a mesma: usar aquilo que mais motiva o seu público-alvo. Por isso é importante conhecer o público-alvo, senão ao tentar melhorar a experiência de uma parte dele, você pode acabar piorando muito a de outra.

Gamification na InCloude

A InCloude mede a evolução dos usuários se reabilitando de um acidente, doença ou condição. Assim como a melhoria de qualidade de vida de quem está controlando ou contornando uma deficiência. Com essas medições nós criamos um sistema de pontuação e metas personalizadas para os usuários Realizadores, e um ranking de melhores práticas para os profissionais de saúde Predadores. Para os Exploradores, temos sempre um “modo avançado” de busca de informações e customização dos nossos sistemas. E para os Socializadores temos ferramentas integradas aos nossos sistemas que facilitam a comunicação com outras pessoas.

Esses são apenas alguns exemplos que se encaixam no modelo de Bartle, mas temos vários outros. Siga nosso blog e descubra!

Alegria

2017-12-13T17:57:12+00:00

THE CLOUD IS IN OUR DNA

Entre em Contato